Hipertexto é uma codificação não linear dentro de uma codificação linear que nos remete a outros textos não-lineares, com o objetivo de fazer ligações entre informações por meio de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, paginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser um hipertexto.
Embora o hipertexto seja considerado um conjunto de nós ligados por conecções (virtuais) conforme descreve Lévy, outros tantos cientistas preferem considerar, genealogicamente, que hipertexto, considerados dentro de uma definição mais funcional e menos formal, já existem há quase um milênio, mesmo bem antes da invenção dos computadores. Exemplo disso, é uma noticia de jornal, que vem logo após uma manchete (sequência não linear).
Contudo, não da mais pra pesar em educação sem o uso da tecnologia. Pois a utilização da tecnologia favorece ao professor a realização de experiências criativas e inovadoras em tempo real interligadas aos alunos e a outros professores. E o hipertexto é um exemplo disso, pois nos possibilita navegar e ler ao mesmo tempo.